Metas 2018 para todos os gerentes de projeto

Coaching

jan 30

Tenho certeza que nesta época do ano muitos de vocês estão pensando sobre quais são seus objetivos para este ano.

Uma grande meta para todos os gerentes de projeto adicionarem às suas listas:aproveitar a oportunidade para ser muito mais prático na aplicação dos princípios de gerenciamento de projetos.

O que isso significa exatamente?

Aqui estão algumas ideias:

#  Não fique atolado em processos antigos ou atividades desnecessárias:

É fácil ficar preso em crenças do passado. Se nos agarramos nelas, podemos perder todo o sentido de evolução contínua, porque permitimos que nossos processos – e a linguagem antiga que a maioria deles está envolvida – suprimam nosso impacto no ciclo de vida do projeto.

Em vez de se distrair com essas coisas, uma das maneiras pelas quais podemos ser realmente práticos quanto ao nosso impacto como gerentes de projeto é focar nos resultados que estamos tentando alcançar.

O gerenciamento de projetos de “monitoramento e controle” geralmente não funciona, porque é quase impossível para nós sermos especialistas em todas as atividades.

Ao ser prático, você terá que permitir que os membros da equipe façam o melhor trabalho possível.

Você faz isso libertando-os da microgestão e do apego desnecessário a processos e atividades desnecessárias.

#  Faça o seu papel sobre o impacto, não sobre a atividade:

Cheguei à conclusão de que todos seríamos melhor servidos, focando em como podemos adicionar mais valor a uma atividade e menos em como podemos fazer mais coisas.

Entendo que muitos de ainda trabalha em um ambiente definido pela antiga máxima de Peter Drucker: “Se você não pode medir, não pode gerenciar”, mas em muitos casos tomamos esse princípio para justificar a criação de inúmeras atividades dificultando assim, o trabalho da equipe. Em vez disso, fazemos com grande eficiência o que não precisa ser feito.

Ao se tornar um gerente de projeto mais prático, uma ideia-chave seria concentrar-se na sua capacidade de causar um impacto. Isso provavelmente implica em conversas mais duras com as partes interessadas. Também provavelmente significa tomar decisões mais duras.

Ser um gerente de projeto prático não é fácil.

#  Dedique-se a se comunicar de forma eficaz:

A área em que todos temos a maior oportunidade para criar um impacto irresistível é a nossa capacidade de se comunicar de forma mais eficaz.

Concordo com a ideia de que em 90% do tempo o gerente de projeto está se comunicando. À medida que as ferramentas digitais se tornaram mais comuns e as equipes remotas são uma realidade maior, é muito fácil permitir que o digital faça o trabalho. Mas o que encontrei é que, à medida que nos tornamos mais digitais em nosso trabalho, precisamos de mais humanidade em nossa comunicação.

O gerente de projeto prático e de alto impacto será um excelente comunicador. Ele ou ela deverão fazer malabarismos com os diferentes estilos de comunicação entre as principais partes interessadas e membros da equipe, para manter o projeto avançando com uma compreensão de todas as ideias-chave, cronogramas e potenciais pontos de adesão ao escopo.

Um gerente de projeto prático descobre que precisa de outras pessoas para ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Adaptado dBlog PMI: “Voices on Project Management – by Dave Wakeman”

Leave a Comment:

Leave a Comment: