Como ficar focado quando você trabalha em casa?

Gestão de Projetos

jan 30

Não terei trânsito para o trabalho. Não participarei de reuniões de status dos projetos. Nenhum código de vestimenta. O trabalho a distância pode parecer um sonho – até que as obrigações pessoais apareçam pelo caminho.

Essas distrações são fáceis de ignorar em um escritório, mas em casa pode ser difícil traçar uma linha entre tempo pessoal e profissional.


O que acontece quando você está trabalhando em um projeto e recebe a ligação de um amigo? Você sabe que precisa terminar seu trabalho, mas você se sente mal-educado por não falar quando você tecnicamente poderia? Ou pense quando estiver planejando a sua lista diária de tarefas profissionais, mas também precisa decidir como você vai adequar os seus compromissos pessoais.

Tirar um tempo do dia para passear com o seu cachorro pode parecer uma tarefa rápida – até que você se encontre fazendo esse tempo de trabalho tarde da noite. No final, nunca está inteiramente claro quando você está realmente “ligado” ou “desligado”.

Como alguém que trabalha em home office há 3 anos e tem experiência em gestão do tempo, vi e experimentei o bem, o mal e o feio. Descobri que para um trabalho remoto mais focado e eficaz, deve-se estabelecer limites para si mesmo para que realmente possa fazer o trabalho proposto.

Algumas dicas sobre como você pode tornar o trabalho remoto mais produtivo e satisfatório, seja numa ocorrência diária ou num dia ocasional longe do escritório:

  1. Estabelecer o horário de trabalho. Pode parecer bobagem, mas se você quiser ter um dia focado de trabalho, deve fingir que você não está trabalhando de casa. Defina um horário de “expediente” (para mim, é das 9:00 às 18:00h a maioria dos dias da semana) e o que é aceitável ou não para fazer neste tempo. Eu me pergunto: “Se estivesse em um escritório, eu faria essa tarefa durante o dia? “. Se a resposta for não, mantenha o foco. É urgente como o reparo do meu carro? Se for sim, coloque na agenda e faça o mais breve possível. Atender telefonema de um amigo em horários especiais (fora do “expediente”) pode ser também considerada uma regra. Ao estabelecer esse limite, de tempo de trabalho dedicado, descobri que poderia atuar nos itens pessoais livre de culpa e depois do horário.
  2. Estruturar o seu dia. Maximizar a eficácia de seu tempo em casa, estruturando-o de forma diferente do que um típico dia de trabalho. Por exemplo, se você trabalha em casa ocasionalmente apenas um dia por semana, torne-o um dia livre de reunião. Se você não pode evitar inteiramente reuniões virtuais, reserve pelo menos metade deste dia para os demais trabalhos e em seguida, defina um a dois itens-chave que você quer realizar durante este tempo. Podem ser tarefas que precisem de uma hora ou mais de atenção ininterrupta, ou podem ser os itens que simplesmente exigem mais criatividade e pensamento estratégico que você não poderia alcançar no ambiente de escritório. É também útil encerrar a leitura e resposta do seu e-mail durante este “expediente” – ou pelo menos ficar longe dele por uma hora de cada vez.
  3. Definir limites com os outros. Para não prejudicar os seus esforços, seja claro com as pessoas que sabem do seu trabalho em regime de home office. Explique aos seus amigos, parceiros, familiares e outros conhecidos que os dias que você está trabalhando remotamente não são oportunidades para atividades não relacionadas com o trabalho. Normalmente, quando você define as expectativas e cumpre (por exemplo, realmente parando às 18:00h), as pessoas entendem os seus limites ao invés de assumir que você estará disponível. Em situações em que você pode ter visitantes inesperados, você precisa ser diplomático. Você deve lidar com um vizinho que aparece para uma conversa por alguns minutos, assim como você lida com um colega da empresa que chega na sua mesa para conversar sobre amenidades. Quando você explicar seus limites, você não vai precisar ficar se desculpando. Comunique-se de forma consistente e trabalhe em casa de acordo com essas expectativas, outras pessoas vão começar a saber sobre esta sua situação, e você encontrará mais tempo para o trabalho focado.

Quer ficar mais especializado neste assunto? Leia, nos seus momentos de folga o livro “ How to Invest Your Time Like Money” da coach americana Elizabeth Grace Saunders, ainda sem edição no Brasil.

Um focado home office para você.

Leave a Comment:

Leave a Comment: